A Oficina acontece no C.E.C.R. Escola Parque, às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30min, das 13:30 às 17h, cada turma com um encontro por semana. A dinâmica de trabalho ocorre da seguinte forma:

* Técnica de respiração, relaxamento e dinâmica de acolhimento;

* Aplicação de atividades de enriquecimento em três níveis: básico, intermediário e avançado;

* Autocorreção das atividades com contextualização e aplicação para vida prática;

* Avaliação do encontro.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

11º Roteiro de Atividades 2015

Tema: Água - bem necessário, compromisso de todos 
Acolhimento: Leitura de mensagem; reflexão e comentários.
1ª Atividade: Continuação do Quiz Interativo.
Objetivos: Ouvir a pergunta, discutir com o grupo e acolher  a decisão da maioria; Aprimorar relações interpessoais; Exercitar as memórias recente e remota; Apreender  fatos importantes da nossa história.
2ª Atividade: Produção do cartão para o dia do amigo
Objetivos: Produzir texto; Exercitar coordenação motora; Estreitar laços afetivos com os colegas.
3ª Atividade: Problemas da minha comunidade, Pontos de vista, Consequências e Soluções.
Dinâmica: Expor no pedaço de cartolina de forma chamativa: PROBLEMAS DA MINHA COMUNIDADE; Indagar o que esta expressão faz lembrar.

Objetivos da atividade: * Diferenciar problemas, consequências e soluções; Identificar os problemas da comunidade; * Oportunizar a discussão e o posicionamento frente aos vários problemas vivenciados; * Exercitar a reflexão, bem como a expressão oral; * Estimular o trabalho em equipe e o exercício da alteridade;  * Fortalecer no aluno a ideia de que ele é capaz de contribuir  como sujeito transformador; * Trabalhar a criatividade e a consciência cidadã.

Justificativa: Esta atividade é um recurso relevante para induzir os estudantes a exercitarem as relações interpessoais e discutirem sobre os problemas reais vivenciados na comunidade.
Ações:
·         Aula mediada: Copiar no quadro todos os problemas ditos pelos alunos;
·         Selecionar (com eles) os considerados mais graves;
·         Mostrar outro pedaço de cartolina escrito: CONSEQUÊNCIAS (indagar o que a palavra significa);
·         Em seguida, outro pedaço de cartolina escrito: SOLUÇÕES;
·         Pedir que formem grupos para discutirem quais as consequências dos problemas sinalizados e como resolvê-los;
Ao final, cada grupo apresenta suas respostas.
Avaliação: Continua e emancipatória.

Informe: Entrega do convite para a III Atividade Integrativa - Dia do amigo.

Turmas M4, M5, M6 e V1(13 a 16/07/15)
 
   
    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário